A R3D Engenharia Antichamas é especializada na fabricação de produtos antichamas para madeira crua.
O ignifugante R3D1111-MC é uma solução aquosa Ignifugante, incolor e inodora, que retarda a propagação de chamas em madeira crua.
Exclusivo para aplicação em superfícies de madeira crua, sem nenhum tipo de verniz, óleos e impregnantes. Atende ao CMAR (Controle de Materiais de Acabamento e Revestimento do Corpo de Bombeiros) em todo território nacional.
A proteção passiva, se define como medidas e materiais que ajudam impedir ou retardar a propagação do fogo e seus efeitos, sem depender de ação humana ou sistemas eletrônicos como controle.
A madeira é um material muito combustível. A composição geral é 49% carbono, 6% hidrogênio, 44% oxigênio e 1% hidrogênio. Ou seja, queima em superfície e profundidade.
Em situação de incêndio vindas de outras fontes, ao atingir temperaturas acima de 150°C, a madeira entra em combustão, independente de contato com as chamas.
O controle da evacuação de pessoas em caso de incêndio envolve ações rápidas e organizadas para garantir a segurança de todos.
Portanto, em um eventual caso de incêndio, a proteção da solução antichamas R3D1111-MC, evita também a emissão de fumaça escura e tóxica, que ajuda com que as rotas de fuga estejam mais visíveis e seguras, evitando o pânico na evacuação do ambiente e também aumenta o tempo de ação das brigadas de incêndio e Corpo de Bombeiros, para proteção de vidas e patrimônio.
O R3D1111-MC atende as normas:
ABNT NBR 9442: 2019 – “Materiais de construção – Determinação do índice de propagação superficial de chama pelo método do painel radiante – Método de ensaio”.
Classificação dos materiais de acabamento e revestimento empregados nas edificações.
O material classifica-se como CLASSE II-A de acordo com a Instrução Técnica nº 10 do Decreto Estadual de São Paulo nº 63.911 e como CLASSE II-A, conforme a norma ABNT NBR 16626.
Determinação da densidade óptica específica de fumaça por método ASTM E662.
Na aquisição dos produtos R3D ANTICHAMAS, você receberá também, ficha técnica do produto, ficha ONU (antiga FISPQ), e um Certificado específico para cada ambiente ou evento, com todas as informações relativas à proteção passiva aplicada.
Esse Certificado deverá ser apresentado ao Corpo de Bombeiros para aprovação da sua obra no quesito CMAR, juntamente com a Nota Fiscal e ART (Anotação de Responsabilidade Técnica).