Uma das maiores preocupações de proprietários de hotéis e dos hóspedes é a segurança em relação a incêndios. Apesar de haver políticas de seguro que cobrem o hotel deste perigo, o impacto que tem sobre as vidas merece todas as medidas possíveis para se evitar um início de incêndio. Para sanar as preocupações com a segurança do empreendimento no que tange a incêndios, deve haver a adequação às Normas do Corpo de Bombeiros, em especial a IT 08, IT 09 e IT 10.
Baixe a apresentação sobre Antichamas para Hotéis, Resorts e Pousadas em PDF.
De acordo com a IT 08, os hotéis e pousadas devem estabelecer as condições a serem atendidas pelos elementos estruturais e de compartimentação que integram as edificações, quanto aos Tempos Requeridos de Resistência ao Fogo (TRRF), para que, em situação de incêndio, seja evitado o colapso estrutural por tempo suficiente para possibilitar a saída segura das pessoas e o acesso para as operações do Corpo de Bombeiros, atendendo ao previsto no Decreto Estadual nº 56.819/11 – Regulamento de segurança contra incêndio das edificações e áreas de risco do Estado de São Paulo.
Acesse a IT 08 - INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 08/2011
Segue abaixo os principais produtos antichamas indicados para hotéis, pousadas e semelhantes:
Conheça Antichamas para Madeira.
Conheça Antichamas para Tecidos.
Conheça Antichamas para Tapetes e Carpetes.
Conheça Antichamas para Alvenaria e Drywall.
A IT 09 é aplicada a todas as edificações onde são exigidas a compartimentação horizontal e/ou compartimentação vertical, conforme previsto no Regulamento de Segurança contra Incêndio do CBPMESP, estabelecendo detalhamentos técnicos relativos à área de compartimentação.
Acesse a IT 09 - INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 09/2011
Com a compartimentação da R3D Engenharia, mantém-se um incêndio em dimensões controláveis, facilita o combate ao fogo e protege a integridade física de ocupantes da edificação com aumento do tempo de evacuação para áreas seguras. A compartimentação tem como objetivo funcionar como uma porta corta fogo, mas em proporções maiores, impedindo que o fogo se espalhe em outros espaços.
Fonte imagens: www.bombeiros.pr.gov.br
A Selagem de Shafts é uma medida de segurança corta fogo que visa selar as aberturas das paredes e pisos onde se encontra as passagens de instalações prediais. Com isso, evita-se a propagação do fogo e fumaça, preservando a estrutura do edifício. A mesma selagem pode ser aplicada entre as fachadas e as lajes dos pavimentos.
O processo de selagem deve seguir as normas regulamentadoras do setor. É uma medida indicada por companhias de seguros e pelo Corpo de Bombeiros, em conformidade com a Norma IT-09.
Saiba mais sobre Antichamas para Selagem de Shafts.
A IT 10 estabelece as condições a serem atendidas pelos materiais de acabamento e revestimento empregados nas edificações, para que, na ocorrência de incêndio, restrinjam a propagação de fogo e o desenvolvimento de fumaça, atendendo ao previsto no Decreto Estadual nº 46.076/01 (Estado de São Paulo).
O CMAR (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) empregado nas edificações, destina-se a estabelecer padrões para o não surgimento de condicões propícias do crescimento e da propagação deincêndios, bem como da geração de fumaça.
Acesse a IT 10 - INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 10/2010
A R3D Engenharia é especializada em tratamento antichamas, com a apresentação de toda a documentação à ser submetida ao Corpo de Bombeiros para a obtenção do AVCB, no quesito CMAR:
Se você é proprietário de hotel, hospedaria, pensão, pousada ou semelhante, tem a responsabilidade de se certificar que as suas instalações não ponha em perigo a saúde dos hóspedes e funcionários, garantindo que as instalações estejam livres de riscos de incêndio.
A rota de escape do hotel deve ser capaz de resistir ao fogo e fumaça por tempo suficiente para permitir que todos possam escapar. Existem vários tipos diferentes de via de fuga, que podem incluir uma fuga externa de incêndio, escadas internas, corredores ou passarelas, estes devem ser especialmente construídos ou tratados para resistir ao fogo. Todas as paredes, tetos, pisos e divisórias ao longo da rota de fuga também devem ser resistentes ao fogo. Todas as portas que conduzem à via de fuga devem ser portas corta-fogo especiais que se fecham automaticamente e são resistentes ao fogo.
As penalidades podem ser bastante graves em não cumprir com as obrigações de segurança contra incêndio em hotéis ou pousadas. É fundamental que os funcionários aprendem a identificar e tomar um cuidado especial com gatilhos potenciais de incêndio.
Incêndios na cozinha são muitas vezes o ponto de partida para grandes incêndios. O ambiente de cozinha profissional apresenta a receita perfeita para incêndios instantâneos. O uso indevido de equipamentos de cozinha, chamas vivas, fontes de calor abertos e grandes quantidades de materiais inflamáveis, como óleos de cozinha fazem os incêndios em cozinhas comerciais um pesadelo completo.
Aquecedores foram identificados como causa por trás de vários incêndios em edifícios comerciais. Aquecedores são muito convenientes para ajudar a superar pontos frios em enormes edifícios de hoteis. Equipamentos de lavanderia como secadores enormes também levam a incêndios em hotéis. Para evitar que o fogo proveniente de aparelhos eletro-eletrônicos se alastrem, deve-se manter distância de mobílias e outros objetos inflamáveis. Sugere-se que o ambiente seja protegido com aplicação de produtos antichamas.
A R3D Engenharia estabelecida em São Paulo, capital, desde 2007, é especializada em produtos e serviços de proteção passiva contra incêndio, tratamento antichamas, compartimentação e firestop. Tem vasta experiência nos serviços de proteção contra incêndios à edifícios, hotéis, pousadas e semelhantes. Apresenta de toda a documentação à ser submetida ao Corpo de Bombeiros para a obtenção do AVCB, no quesito CMAR.
Saiba mais sobre a R3D Engenharia.
para todo o Brasil