O custo para aquisição ou troca para uma porta maciça pode se tornar uma grande preocupação para arquitetos, projetistas e engenheiros de segurança contra fogo. Mas uma recente alternativa para as edificações, é a utilização de tinta intumescentes ou tintas antichamas aplicadas em portas de madeira de qualidade inferior. A economia pode chegar a 80% em comparação com a aquisição de portas de madeira maciça.
As exigências de enclausuramento com portas resistentes ao fogo por parte do Corpo de Bombeiros de SP, por exemplo, determinam o seguinte no item 7.1.3.1.2 da IT 43:
As portas de madeira PRF P-30 estão em conformidade com a NBR 15281 e NBR 15930. Apresentam um sistema de isolamento e vedação que fazem estas portas suportarem altas temperaturas e vedam totalmente a passagem de fogo e gases tóxicos.
Uma alternativa economicamente viável às portas de madeira resistentes ao fogo (PRF P-30) é a aplicação de produto antichamas (intumescente) em portas de madeira como compensado (Plywood), OSB (aglomerado) e outras madeiras comuns.
Esta alternativa de aplicação de antichamas em portas de madeira de qualidade inferior é nova no Brasil, mas já é muito utilizada na Europa e EUA.
A R3D Engenharia é referência nacional na aplicação de antichamas e oferece o tratamento com produto antichamas para portas de madeira que originalmente não oferecem a proteção de altas temperaturas. Com a aplicação, garante-se o tempo de resistência ao fogo, permitindo o enclausuramento conforme as Normas do Corpo de Bombeiros. Ideal para a aquisição do CMAR para o AVCB do Corpo de Bombeiros.
para todo o Brasil